Caso de Estudo: Ancoragens em escultura alusiva à cidade de Ourém

Integrado na requalificação do Jardim da Corredoura em Ourém, partilhamos uma aplicação da resina Spit Epcon C8 Xtrem, numa obra que irá perdurar como referência regional. 

Foi solicitado ao departamento técnico o estudo de viabilidade do processo construtivo relativo às ancoragens, para a criação de uma escultura alusiva à cidade de Ourém. A escultura é composta por uma estrutura superior com 3,8t, uma outra estrutura intermédia com 1,75t, e uma base com 3,25t, assim como um chumbador, constituído por um elemento metálico de 4 chumbadores superiores de 30mm, e 3 inferiores de 30mm.

Tecofix | Caso de estudo: Requalificação do Jardim da Corredoura em Ourém

O dimensionamento das ancoragens esteve a cargo do Departamento de Engenharia da Tecofix, S.A. onde o maior desafio foi entender a influência dos elementos geométricos estruturais, em relação aos esforços solicitados ou inerentes a estes. O método de execução das selagens foi revisto, e foram aconselhadas alterações ao previsto, com a criação de entalhes ou cortes nos varões, de modo a proporcionar um acréscimo de aderência do varão aos materiais

Não se tratando de varões roscados, nem nervurados, poderia surgir alguma discussão em relação ao diâmetro de perfuração a efetuar. Clarificando o assunto, as selagens foram efetuadas com um diâmetro de 40mm. O elemento intermédio da escultura, não sendo originalmente concebido para ser um elemento estrutural, poderia ter um contributo para a estabilidade das peças, assim aconselhámos preencher os vazios de passagem da estrutura metálica, com resina epóxi. É importante que não exista retração, contração da resina após a cura, propriedade só ao alcance da resina epóxi 100%

A ordem de aplicação das selagens também foi estudada, e estas foram aplicadas em primeiro lugar na escultura superior, e apenas à posteriori foi efetuada a selagem inferior, de forma a garantir que estas seriam aplicadas em condições ótimas, de acordo com as aprovações técnicas que esta resina possui. Para a selagem inferior foi necessário recorrer a meios elevatórios, que permaneceram durante o processo de cura.
As selagens foram efetuadas com a utilização de resina epóxi 100% do tipo SPIT EPCON C8 XTREM possuindo as mais avançadas certificações para situações extremas.

Mais informações no link.

Subscreva a nossa Newsletter