Caso de Estudo: Fixação de junta waterstop em canal de irrigação

Realizou-se o estudo para execução de 6000ml de junta, com 200mm de largura, do tipo Imperstop BL 200, a aplicar sobre um canal de betão existente, para reabilitação de um canal integrado no aproveitamento hidroagrícola do Vale do Sado.

A solução proposta para a execução da fixação ao betão foi através de fixação direta, com a Spitfire P370 e prego CR9-35TP, mediante ensaio a realizar. Foi realizado um ensaio prévio, no centro de ensaios da Tecofix, S.A., em Leiria, de modo a entender o comportamento da membrana, com a cravação do prego, através de um impacto de 340 joules.

Tecofix | Caso de Estudo: Fixação de junta waterstop em canal de irrigação

O resultado foi conclusivo, a fixação num betão C20/25 foi executada na perfeição, não sendo possível a remoção da amostra através de força manual. Era assim imperativo testar a sua viabilidade no local da obra, devido ao betão existente já ter algumas décadas.

Foram realizados ensaios em obra com os variados pregos idealizados, de variados comprimentos, e calibres de tiro desde o disco castanho, ao amarelo, com regulação de potência da máquina de tiro.

Em conclusão, a solução com o melhor desempenho baseou-se na utilização do prego CR9P, com anilha plástica de 35mm. Foi planeada a sua aplicação em quincôncio, à razão de 4 por metro, com afastamentos de 500mm entre as linhas superiores e inferiores. Na fixação da membrana em betão junto às juntas existentes, não se atingiu a fixação, contudo esta zona será reabilitada com betão, numa margem de 500mm, criando assim um suporte adequado à fixação. As restantes zonas de betão existentes possuem resistência suficiente para suportar a fixação direta. 

Tecofix | Caso de Estudo: Fixação de junta waterstop em canal de irrigação

Para mais informações, contacte o departamento técnico aqui.

Subscreva a nossa Newsletter