O comportamento de uma ligação depende principalmente das condições da interface dos materiais envolvidos.

Ancoragem Química - Importância da limpeza dos furos

O estudo da aderência envolve diversos parâmetros e tem a finalidade de determinar o comportamento dos materiais envolvidos na transmissão de esforços que se desenvolvem nas ligações. Esta ligação entre diferentes materiais é de grande importância para o betão armado, visto que o seu funcionamento depende do trabalho em conjunto de materiais com características bastante diferentes, como o aço, material com alta ductilidade e elevada resistência mecânica e o betão, material extremamente frágil e com baixa resistência a tração. O comportamento de uma ligação depende principalmente das condições da interface dos materiais envolvidos, bem como do tipo de interação que ocorre nestas interfaces. A característica de maior importância de uma ancoragem química é a parcela da ligação e a capacidade adesiva entre os agentes solidarizantes. A superfície de contato entre eles influencia a capacidade de aderência, como é o caso da rugosidade que melhora a interação química dos compostos ativos que agem na adesão.

Deste modo a deficiente limpeza de um furo reduz drasticamente as forças de ligação do sistema, provocando uma diminuição da carga máxima admissível.

gráfico carga máxima

Toda a informação técnica relativa a uma limpeza correcta do furo e metodo de instalação está na ETA (European Technical Approval) do produto, e não deve ser menosprezada.

Limpeza Standard Limpeza Premium

4 operações de sopro com bomba manual
4 operações de escovar com escovilhão
4 operações de sopro com bomba manual

2 operações de sopro com ar comprimido
2 operações de escovar com escovilhão
2 operações de sopro com ar comprimido

 

Limpeza de Furos e Ancoragens

Verificar se o diâmetro da escova é suficiente, de acordo com o quadro:

Aplicação para varão roscado e nervurado
  M8 M10 M12 M16 M20 M24 M30
Ø Escova (mm) 11 13 15 20 26 30 37

 

Caso de Estudo

O resultado de um estudo efetuado nos Estados Unidos identifica que:

- 75% de todos os instaladores adquiriu seu conhecimento na pós-instalada tecnologia de ancoragem a partir de "aprender fazendo" ou de um colega;

- 25% respondeu que foram treinados por um fabricante no local ou numa formação;

- 50% sabia que a perfuração fornecida pelo martelo de perfuração dá uma maior capacidade de tração do que a parede da perfuração lisa através da perfuração com coroa diamantada;

- 19% dos instaladores não sabe a influencia da limpeza sobre a resistência da ancoragem;

- 77% dos instaladores não efetuam a limpeza dos furos em obra.

Subscreva a nossa Newsletter